4 ideias para inspirar seus filhos a ler na era digital

Guest post por Tracie Johnson

Se você está preocupado que seus filhos prefiram jogar videogame ou navegar nas mídias sociais do que pegar um livro, é hora de agir. Afinal, a leitura traz muitos benefícios, incluindo aumentar a imaginação, melhorar a concentração e exercitar o cérebro, entre outros. Aqui estão algumas maneiras de encorajar seus filhos lerem na era digital.

1. Ler pode ser divertido

Embora fazer as crianças entenderem que a leitura pode ser divertida nem sempre é fácil, isso pode ser feito. Por exemplo, você pode usar fantoches coloridos para inspirar brincadeiras e engajamento. Outra ideia é fazer com que as crianças desenhem com lápis de cera, tinta ou lápis de cor sobre as histórias e exponham-nas na parede para que todos possam admirar. Além disso, compre ou faça fantasias para seus filhos usarem de personagens de livros favoritos para o Halloween ou Carnaval.

Como alternativa, faça uma festa de livro de histórias em que os amigos sejam convidados e todos se vistam como personagens de livros. Você pode também criar um espaço de leitura, especialmente para crianças. Decorá-lo com personagens favoritos de livros de histórias, tintas coloridas, móveis extravagantes e muito mais. Por outro lado, mantenha a simplicidade colocando uma cadeira de leitura confortável no quarto do seu filho ou em outro lugar.

2. Encontre livros emocionantes

Você pode encontrar muitos livros infantis interessantes em bibliotecas, livrarias ou online. Por exemplo, existem livros sobre anatomia para crianças. As crianças podem aprender sobre o corpo humano, ciência e muito mais. Desenvolver um amor pela anatomia desde cedo pode até inspirar os jovens a sonhar em se tornar médicos, enfermeiros ou qualquer outra coisa. Dragões, unicórnios, heróis da vida real como bombeiros, fadas e muito mais também povoam as leituras mais excepcionais. Além disso, você pode escolher leituras humorísticas que agradam o osso engraçado.

Claro, quase nada pode ser mais satisfatório do que dar uma boa risada às custas de um personagem. Certifique-se de prestar atenção ao que os jovens gostam para que você possa escolher esses tipos de livros da próxima vez. Você pode descobrir um reino de leituras econômicas ou gratuitas pesquisando on-line, em lojas de sugunda mão ou em vários outros lugares, basta procurar!

3. Leia um livro por dia

Comprometer-se a ler um livro infantil por dia pode ajudar a tornar os livros mais memoráveis ​​para os jovens. Se seu filho não tiver vontade de ler durante o dia, tente ler um livro em voz alta antes de dormir. Fazer isso significa que seu filho ou filha não terá outras atividades para escolher. Além disso, ler em voz alta para os jovens promove o desenvolvimento saudável do cérebro, estimula conexões emocionais mais fortes, motiva o amor pela leitura, melhora as habilidades de escuta e linguagem e cria laços mais fortes entre pais e filhos. Você e seu filho podem tirar comforto ​​fazendo uma atividade familiar todos os dias. Isso pode ajudá-lo a esquecer seus problemas por um tempo e se concentrar em uma ótima história.

4. Torne os livros acessíveis

Se seu filho não tiver nenhum livro perto, pode ser difícil encontrar um para ler em primeiro lugar. Você pode facilitar as coisas tendo uma estante de livros em sua casa. Tente definir isso no quarto do seu filho ou na sala de estar. As estantes infantis podem ser extremamente esteticamente agradáveis ​​e vêm em cores, desenhos e formas variadas.


Além disso, você pode colocar um livro em cima da mesa de cabeceira como lembrete para ler antes de dormir. Eles podem até abrir o livro de manhã para ler antes do café da manhã. Outra opção é dar aos jovens um computator ou tablet para fazer download de livros digitais. A Amazon, por exemplo, têm aplicativos disponíveis para leitura em trânsito ou até mesmo em casa. Os aplicativos tornam a leitura mais acessível do que nunca. Você pode até dar giftcards para as crianças comprarem e-books para férias ou para qualquer momento.

Embora o uso da tecnologia possa ser muito divertido, essa não é a atividade mais saudável para as crianças. Em vez disso, é importante ensinar aos jovens o valor de fazer atividades significativas que agreguem valor à vida de uma pessoa. De fato, as crianças que lêem podem ser mais felizes e saudáveis ​​agora e no futuro do que aquelas que não lêem.

Share This Post

Subscribe To Our Newsletter

Get updates and learn from the best

More To Explore