Como ensinar às crianças um novo hobby ou esporte

Photo by Markus Spiske on Unsplash

Guest post por Jordan Fuller

Então seu filho quer aprender algo novo! Descobrir o seu papel em como ensinar às crianças um novo hobby e esportes pode ser complicado.

A maioria das crianças aprenderá melhor com um treinador especializado em seu esporte ou hobby escolhido. Mas algumas crianças (especialmente as mais tímidas) podem querer aprender os básicos em casa antes de serem colocadas em uma situação de aprendizagem em grupo. Ou talvez eles escolham artes manuais, o que significa que provavelmente estarão aprendendo em casa.

Seja qual for a atividade escolhida do seu filho, seu papel é importante. Eles valorizam sua opinião, suas sugestões e seus elogios, então como você se envolve no processo pode incentivar ou desencorajar seu filho.

Fica nosso conselho!

Peça a opinião deles

Só porque você foi um super jogador de basquete em sua juventude, isso não significa que seu filho terá a mesma habilidade ou paixão.

Seu primeiro passo deve ser descobrir o que eles querem fazer! Talvez o amigo deles jogue tênis e eles achei isso interessante. Talvez eles amem chutar a bola de futebol pelo quintal. Ou talvez eles sejam um pouco tímidos e prefiram um esporte individual como correr.

É essencial garantir que você não empurra acidentalmente seu filho para um esporte que você ama ou costumava amar quando criança. Peça a opinião deles e descubra o que eles realmente gostariam de fazer. Eles ficarão muito mais felizes por isso!

Faça com eles

Depois de seu filho decidir que esporte ou hobby quer praticar, a melhor maneira de mostrar apoio é praticar com ele! Obviamente, não queremos dizer juntar-se literalmente a eles em campo ou participar nos seus treinos em equipe.

Mas uma grande parte do apoio é praticar com seu filho em casa. Peça-lhes que mostrem o que aprenderam, joguem ou chutem uma bola um pouco ou trabalhem em algo específico juntos. Lembre-se de verificar se seu filho quer fazer isso primeiro, não faça com que ele se sinta obrigado.

Aqui estão duas maneiras de se envolver no treinamento esportivo de seu filho.

Compartilhe sua paixão

Se seu filho escolher o mesmo esporte que você ama ou um que você praticou quando criança, compartilhe seu entusiasmo com eles!

É provável que eles se sintam mais empolgados com isso quando souberem que você também está empolgado, e esse pode ser um excelente momento para pais e filhos se unirem por um interesse mútuo.

Se você tem um taco, uma luva, uma bola de basquete ou qualquer outro equipamento que ainda tenha desse tempo, passe para eles. Conte a eles sobre seus jogadores favoritos e pergunte sobre os deles. Assistam o esporte na televisão juntos! Compartilhar a emoção de um esporte é uma ótima maneira de manter seu filho interessado e garantir que ele se divirta com isso.

Lidere pelo exemplo

A maioria das crianças aprende fazendo, não quando lhes dizem o que fazer. Você pode se envolver (em casa, não durante um treino em equipe) ajudando seu filho a praticar.

Se eles estão com dificuldade com algo específico, reserve uma hora ou mais para lhes ajudar. Ensine-os como, mas mostre-lhes também os movimentos. Faça com que eles copiem seu movimento e corrija-os gentilmente onde precisarem de ajuda.

Se eles praticam um esporte com o qual você não está totalmente familiarizado, o YouTube é seu amigo! Você pode assistir a alguns vídeos on-line e aprender a fazer o que eles estão trabalhando. A partir daí, é fácil mostrar e trabalhar juntos.

Tenha um sistema de recompensas

Não é nenhum segredo que as crianças (ok, humanos…) são motivadas pela ideia de uma recompensa. Quando se trata de esporte, muitas vezes a recompensa é ganhar um jogo ou marcar pontos. Em termos de hobbies, a recompensa é o resultado, que pode ser uma coisa física ou aprender uma habilidade.

Você pode aumentar ainda mais o entusiasmo por esta nova atividade adicionando seu próprio sistema de recompensas. No entanto, certifique-se de fazer isso para aumentar a emoção que seu filho já tem por seu esporte ou hobby, não para tentar criar emoção onde não há. Se for esse o caso, seu filho precisa estar fazendo outra coisa!

Por exemplo, você pode configurar seu próprio sistema de pontos onde você dá pontos toda vez que seu filho marca um golo/pontos, tem uma excelente recepção ou arremesso, ou mostra grande espírito esportivo.

Defina recompensas para quando atingir uma certa quantidade de pontos, e seu filho terá um incentivo extra para se esforçar ainda mais no esporte ou hobby que ama!

Se entusiasme

Vá aos jogos! Leve eles para os treinos. Pergunte a eles como correu, do que estão a gostar. Entusiasme-se com o esporte escolhido pelo seu filho. Se eles se sentirem apoiados, eles vão gostar muito mais.

Lembre-se, isso é sobre eles, não sobre você. Seu filho pode ser um garoto altamente talentoso com um taco na mão, mas se eles não querem estar lá, é seu trabalho garantir que eles nunca se sintam forçados a isso.

Então, fique animado com o que eles estão entusiasmados e mostre a eles apoio através dos aplausos, questões e elogios. Mas não fique tão excessivamente empolgado que eles sintam que não têm outra escolha a não ser continuar para que você fique feliz!

Conclusão

Lembre-se, mesmo que seu filho provavelmente vá aprender esportes com um treinador ou trabalhando com uma equipe. Isso não significa que você deve ficar de fora.

Envolver-se no processo de ensinar às crianças um novo hobby e esportes pode ser extremamente gratificante, e também é uma oportunidade maravilhosa para pais e filhos se relacionarem sobre algo divertido e interessante.

Acima de tudo, lembre-se que isso é sobre as crianças. Embora apoio e entusiasmo seja extremamente importante, não há nada mais desconfortável (para espectadores e crianças) do que um pai excessivamente “treinador” gritando com seu filho do lado de fora!

Dê-lhes espaço para fazer suas coisas. Seja no campo esportivo ou em um hobby dentro de casa, e se eles são super talentosos ou apenas assim-assim, permita que eles se divirtam, aprendam e cresçam com a experiência.

Sobre o autor
Jordan Fuller joga golfe há décadas e compartilha sua paixão pelo jogo ao orientar jovens golfistas. Quando ele não está no campo, ele pode ser encontrado pesquisando ou escrevendo para seu site, Golf Influence.

Share This Post

Subscribe To Our Newsletter

Get updates and learn from the best

More To Explore